APRESENTAÇÃO

Atualmente 77% dos estabelecimentos agrícolas no Brasil pertencem à agricultores familiares (IBGE, 2017) que se dedicam principalmente à agricultura e pecuária. Na agricultura familiar as propriedades são muito diversificadas, com hortas, frutas, produção animal e vegetal, tornando-as economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis.

No Paraná, quase 230 mil dos 305 mil estabelecimentos agrícolas são classificados como de agricultura familiar. Das 846 mil pessoas ocupadas na agricultura, 535 mil estão na agricultura familiar. Os homens somam 349 mil e as mulheres 186 mil. Os números demonstram a importância da agricultura familiar não apenas na produção de alimentos, como no desenvolvimento econômico e social.

Porém a comercialização da produção desses agricultores ainda precisa de avanços significativos. É necessário melhorar a comunicação do produtor com o mercado consumidor e garantir o acesso pleno à comercialização. Como também é necessário promover ações que possibilitem agregar valor ao que é produzido no campo com produtos de qualidade para criar a fidelização do mercado e, até mesmo, construindo “pontes” para o consumidor final.